Total de visualizações de página

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dica de livro: O Monge e o Executivo.






O Monge e o Executivo Há pessoas que acreditam ter total conhecimento sobre como liderar a própria vida e a de outros. Lendo o livro “O Monge e o Executivo”, do autor James C. Huner, é possível perceber como é fácil se equivocar com tal afirmação.

No livro, conceitos sobre liderança são apresentados através de um curso realizado em um mosteiro, no qual o personagem central é convidado a participar após um pequeno erro em seu departamento na empresa onde trabalha.

Tendo esse curso como base, o autor discorre como a liderança é construída e em que ela se baseia. Ele afirma que a autoridade compõe a liderança e quebra paradigmas dizendo que a autoridade é obtida a partir do respeito mútuo entre chefe e empregados e não a partir do medo. Conceitos como: o amor, o respeito e o “saber ouvir” fazem com que o leitor repense suas atitudes pessoais.

As idéias de James C. Hunter podem ser adaptadas para não somente as relações profissionais, mas como também, para as relações familiares.

A obra “O Monge e o Executivo” permite a cada leitor a oportunidade de rever seus próprios conceitos de liderança e relacionamento com outras pessoas.

Principais tópicos.

Liderança: é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário