Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

No Recife, chuva inunda IITB e suspende prestação de serviços


A chuva forte que atingiu o Recife, nesta segunda-feira (29), voltou a trazer problemas para os policiais que trabalham no Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), na Rua da Aurora, área central da capital. Infiltrações, goteiras e falta de energia elétrica foram alguns problemas observados. Apesar dos transtornos, o IITB afirma que os serviços de emissão de Carteira de Identidade e de antecedentes criminais estão funcionando.

Os problemas no prédio do instituto começam pelo telhado. Uma das vigas está rompida e parte da cobertura ameaça desabar. Os sinais de infiltração estão em várias paredes do edifício. A água escorre misturada com a sujeira deixada pelos pombos e torna-se um perigo por causa da fiação elétrica exposta em vários pontos. A escala de plantão está comprometida porque a área de repouso dos peritos não pode ser usada por causa dos vazamentos. A situação é pior no setor onde funciona o arquivo. As goteiras vão de um lado a outro, e os plásticos não suportam o peso da água que se acumula em muitos pontos. Algumas paredes também estão com a ferragem aparecendo. A energia do arquivo foi cortada para evitar choque e incêndio, o que poderia provocar a perda de parte da memória de Pernambuco.
No local estão guardados 50 milhões de documentos acumulados desde 1909, quando surgiu o IITB. Eles guardam nomes, fotos e impressões digitais de recém-nascidos, cidadãos e criminosos de todo o estado. “Se perdermos isso, nós perdemos de forma direta a identificação, e como nós poderíamos fazer uma nova identidade aqui em Pernambuco se nós não tivermos esse acervo para fazer a pesquisa e a individualização da pessoa? Não haveria mais essa possibilidade de acontecer”, disse o presidente da Associação dos Papiloscopistas, Edison Fernandes
O Sindicato dos Policias Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) informou que já pediu providências ao governo estadual inúmeras vezes. “Nós esperamos que sejam tomadas providências, pois nós vamos reunir a categoria e não vamos permitir que a categoria fique trabalhando nessa ambiente insalubre por descaso do governo do estado”, afirmou o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho. De acordo com o gerente do IITB, Jandir Carneiro Leão, o prédio deve passar por uma reforma completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário