Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2013

O que são sindicatos pelegos?


O "pelego" é aquele que serve de correia de transmissão entre governo e trabalhadores, fazendo com que a política do Estado tenha maior aceitação entre os trabalhadores, se utilizando de fórmulas variadas, desde a defesa simples da política oficial até a desmobilização dos próprios trabalhadores. Foi inspirado em um instrumento utilizado pelos gaúcho na sua montaria que fica entre a sela e o lombo do cavalo para reduzir o atrito!!!


Pelego

Pelego é um termo depreciativo utilizado no jargão do movimento sindical para se referir aos líderes, representantes e trabalhadores de um sindicato que em vez de lutar pelo interesse dos trabalhadores, defende secretamente os interesses do empregador, ainda que tal atitude seja descoberta, cedo ou tarde.

A palavra tem como origem o pelego utilizado pelos cavaleiros gaúchos. Trata-se de um pedaço de lã de carneiro, colocado sobre a sela e preso por uma tira de couro chamada barrigueira, para que não escorregue. Sua função é amaciar o assento do arreio de lida com o gado.Essa postura intermediária, por analogia, passou àquele que deveria representar os trabalhadores, mas os amacia, para que estes não lutem por seus interesses. Trata-se de ofensa muito grave no contexto sindical, utilizada pelo menos desde os anos 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário