Total de visualizações de página

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A boa burogracia


Alguém aí tem ideia do conceito da Burocracia? Alguém já ouviu falar em Max Weber? O pai da burocracia. Ouvimos sempre falar, burocracia pra lá, burocracia pra cá... o que mais ouvimos é: não deu porque a burocracia é muito grande.
Mas alguém de fato sabe o que é burocracia?

Vamos lá... Para você, a burocracia é boa ou ruim?

Burocracia nada mais é do que o procedimento usado pelas empresas para manter a ordem e de certo modo ter organização. Para a administração, a burocracia é ótima! Isso mesmo, Ó T I M A! Estamos acostumados a vê-la de um modo ruim, mas ela faz parte da regras das empresas e de tudo que vivemos em nosso dia a dia. Isso mesmo! 
Um exemplo é quando você vai a uma loja para fazer um cadastramento e etc, aí quem lhe atende pede aquele mundo de documentos, xerox e muitas outras coisas e você diz: que saco!
Não vou descordar que certas coisas são desnecessárias, mas isso nada mais, nada menos é do que burocracia! Ela é essencial dentro de uma organização, para liberação de produtos, para arquivamentos de processos e para guardar dados de clientes.

Para mostrar que a burocracia não é ruim para a administração, vou citar um exemplo. Como é que uma empresa poderá por exemplo cobrar algo a um cliente, se ela não tiver os dados pessoais que lhe foram pedidos no ato do cadastramento?
O melhor exemplo de burocracia, é quando você vai abrir uma conta em um banco e eles te pedem um monte de coisas. Você passa por um sistema que analisa se você se enquadra dentro das leis e burocracia do mesmo. Igual a analise de crédito para fazer um empréstimo, existe toda uma burocracia para ver se você está apto para depois devolver o valor emprestado pelo servidor.
Não irei descordar que a burocracia em certos casos atrapalha o desenvolvimento das coisas e do país. Mas também não irei culpa-la por erros cometidos. A burocracia em si, não há erro nenhum. O problema está naqueles que a impregam, está na pessoa que não sabe fazer o uso dela.
O processo burocrático já é lento e o servidor já não ajuda para que o mesmo possa ser solucionado. Fica difícil né?!

Agora falando no contexto burocrático de nosso país, ouço muito dizer por aí, que a burocracia no Brasil  está um fracasso. Pois bem, a burocracia ela foi feita para nos ajudar, mas infelizmente o que tem nos faltado são pessoas para lidar com tudo isso. Não adianta por pessoas despreparadas para um cargo burocrático. É isso que a torna ainda mais lenta!
Um exemplo muito óbvio que a burocracia brasileira é falha, é citarmos  o poder público de nosso país.
Vemos a olho nu que, para liberação de um processo, levam-se anos para ser de fato consumado. Tudo isso porque as nossas leis contradizem muito com a burocracia. Burocracia e lei não andam lado a lado no Brasil, isso porque quem fez as leis de fato não a conhecia.

Verbas. Vocês já viram como é difícil uma verba ser liberada para uso? Como ela passa por processos, leis e analises? Isso é uma prova viva de que a nossa burocracia bate de frente com nossas leis. O que ocorre que enquanto o processo está em andamento, a população que sobre pela falta de verba para os setores públicos.
Imagine vocês, como seria as empresas, setores públicos e privados, se não existisse a burocracia?!
Seria um desastre total! Acredito que no mundo em que hoje vivemos, não dá mais para viver sem ela, pois já se tornou parte essencial no mundo dos negócios e etc. Mas vale ressaltar, que alguns atos burocráticos são evidentemente desnecessários, que a empresa os emprega sem ter necessidade, apenas para tornar algo mais dificultoso e inalcançável aos menos favorecidos.
Volto a sitar o caso dos bancos. Para abrir uma conta é tão burocrático, que você fica horas lá no setor de cadastramento, e no fim tem-se a notícia que cliente não se enquadrou nos métodos burocráticos do mesmo.

E para finalizar, eu torno a falar; burocracia é ótima!
Tente imaginar seus direitos sendo afirmados apenas por boca, sem ter os métodos burocráticos. De nada valeria...
Então pessoal, quando forem solicitar algum tipo de serviço, não faça cara feia para a burocracia, pois ela é garantia de que seus direitos e contratos não serão violados e que você poderá questiona-los a hora que quiser.
Aprenda que a burocracia foi feita para nos ajudar a nos mantermos organizados e de acordo com as leis sempre! Logo temos que aprender a olha-la com bons olhos. Pois apesar de não ser muito bem aplicada em nosso país, ela nos ajuda a mantermos uma sociedade coerente e de economia estável. Tente endende-la que verás o mundo empresarial com outros olhos.


Dessa vez, meu viva vai para a  BUROCRACIA! Sem ela o mundo estaria ainda mais um caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário