Total de visualizações de página

sábado, 20 de julho de 2013

Morre jovem ferida em acidente na BR 232

Familiares autorizaram doação de órgãos da jovem de 15 anos. Colisão ocorreu na terça (16) e deixou outras 12 pessoas feridas.

Morreu na madrugada desta sexta-feira (19) a adolescente Flávia Luanny Alves Salvador, de 15 anos, que ficou ferida em um acidente entre uma carreta e três carros na Serra das Russas, na BR-232. A colisão ocorreu na última terça (16), no sentido Gravatá-Recife.
Com a confirmação do diagnóstico de morte encefálica pela equipe médica, parentes decidiram doar os órgãos da jovem. A cirurgia terminou no início da tarde de hoje e foram retirados o fígado, os dois rins e as duas córneas. Eles serão encaminhados para cinco pacientes na fila de espera por um transplante.
O pai Luís Marcos Salvador de Oliveira contou que ela tinha viajado para Gravatá, no fim de semana, e voltava com duas amigas e os avós de uma delas em um veículo quando acidente ocorreu. “Soube por uma vizinha que ela tinha sofrido um acidente e estava grave.Tentamos transferi-la para o Hospital Santa Joana e conseguimos. Ela deu entrada ontem à tarde [no hospital]”, contou. Logo após sofrer o acidente, Flávia Luanny foi encaminhada ao Hospital da Restauração, no Derby, área central da capital.
Luís Marcos acrescentou que a filha já tinha conversado sobre possibilidade de doação de órgãos. “Ele falou comigo e com a mãe e nós concordamos”, ressaltou.
Tia da jovem, Carla Salvador, informou que a família está feliz por ter feito a doação, contribuindo para que outras vidas sejam salvas. “É um ato de amor”, comentou. Apesar disso, ela reclamou da burocracia no procedimento. “Ela teve a morte encefálica confirmada ainda de madrugada e até agora não conseguimos ter acesso ao corpo para fazer o velório e sepultamento. Estamos esperando que a Polícia Científica ou o Samu venha recolher o corpo para fazer um boletim na Delegacia para poder retirá-lo no IML”, contou.
Ela fez um apelo às autoridades. “Apelo ao governador, ao prefeito, aos legisladores que revejam esse processo para facilitar a doação. Tenho certeza que se fosse mais rápido o número de doações aumentaria significativamente”, relatou Carla Salvador. A família pretende velar e sepultar a adolescente no Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.
do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário