Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pernambuco tem o primeiro curso de especialização para Conselheiros Tutelares


Secretária da Criança e da Juventude Raquel Lyra
Com a participação da secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, foi inaugurado, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o primeiro curso do País de especialização em direito da criança e adolescência, direcionado para conselheiros tutelares.
O curso de especialização terá duração prevista de um ano e meio e as aulas vão ocorrer aos sábados, na Escola de Conselhos de Pernambuco, na UFRPE. Quarenta e cinco conselheiros de todo o Estado serão capacitados dentro da perspectiva do controle e da promoção da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Pernambuco foi o primeiro Estado a implantar o Conselho Estadual, a primeira delegacia e o primeiro curso de extensão que formou 150 alunos pela UFRPE. “Os conselheiros sozinhos não transformam a realidade. Mas os conselheiros, a universidade, as redes de proteção e o poder público, juntos, têm a possibilidade infinita de transformá-la”, ressaltou a secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
A secretária Estadual da Criança da Juventude, Raquel Lyra, também participou da aula inaugural e reafirmou a importância de um curso de especialização para os conselheiros. “Desejo toda sorte nesse início de jornada. Que essa seja a primeira de muitas turmas”, afirmou a secretária.
O reitor da UFRPE, Valmar de Andrade, lembrou aos conselheiros da responsabilidade que é zelar pelo bem estar da juventude. “É preciso um contingente muito forte para cuidar do patrimônio histórico brasileiro que são as crianças e os jovens. Vocês têm uma responsabilidade imensa”, disse.
A coordenadora da frente parlamentar da defesa dos direitos da criança e do adolescente, Tereza Leitão, ressaltou que a “presença da ministra dá uma dimensão do que esse curso quer atingir, reavendo um compromisso de tornar cada vez mais humanos os direitos das crianças e dos adolescentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário