Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tribunal de Contas debate em Gravatá o seu planejamento estratégico

TCE/PE

Quinta e sexta-feira da semana passada, conselheiros, auditores substitutos, procuradores, diretores e gerentes do TCE reuniram-se em Gravatá para discutir o planejamento estratégico do órgão para o período 2013-2018. O evento foi aberto pela presidente Teresa Duere. Foram definidos na ocasião 14 objetivos estratégicos, para serem implementados nos próximos cinco anos, com a finalidade de aumentar a efetividade do controle externo, aperfeiçoar a gestão pública e dar mais transparência ao controle social.
Entre as iniciativas mais relevantes para a consecução desses objetivos destaca-se a estruturação de um banco de dados para acompanhar o cumprimento de suas determinações e fazer o monitoramento do “voto motivado” pelas Câmaras Municipais. Também ficou decidido que haverá ajustes no “Portal do Cidadão” para aumentar o número de acessos, que serão celebradas novas parcerias com a sociedade civil e que o programa “TCEndo Cidadania” será aperfeiçoado para alcançar um maior número de pessoas.
Além disso, os métodos de auditoria serão modernizados, para acelerar o julgamento dos processos, com a implantação do “processo eletrônico” para todas as modalidades. Também será implantado um “controle de qualidade” para todas as fases do processo com vistas a dar mais eficácia ao trabalho do controle externo.
O planejamento estratégico engloba ainda a intensificação e aprimoramento do uso de TI (tecnologia da informação) em suas auditorias, a cobrança aos jurisdicionados para que estruturem o Controle Interno e a divulgação de suas decisões por meio das redes sociais. Todas essas ações têm como foco a melhoria da gestão para que o TCE seja efetivamente reconhecido pela sociedade pernambucana como instrumento de cidadania, de defesa do interesse social e de combate à corrupção, sempre pautado na ética, na transparência e na imparcialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário