Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Trânsito cada vez mais complicado em Gravatá


Saiu matéria sobre o Trânsito de Gravatá, no Jornal do Comercio.


Publicado em 12.03.2011


Moradores cobram projeto de municipalização do tráfego, que vai permitir que guarda municipal possa multar os infratores para tentar coibir estacionamentos irregulares e paradas em filas duplas

Pedro Romero



GRAVATÁ – Um dos principais destinos turísticos do Estado, Gravatá, que recebe milhares de visitantes durante finais de semana e feriados, sofre com o trânsito complicado e a falta de fiscalização. Pelas ruas da cidade são comuns as infrações cometidas contra as leis de trânsito, como estacionar em locais proibidos, parar em fila dupla e até o avanço de semáforos com o sinal vermelho. Moradores cobram o projeto de municipalização do trânsito, o que vai permitir que a guarda municipal possa multar os infratores.

Atualmente a guarda municipal atua na orientação, tentando organizar o tráfego. Sem a aprovação de um projeto de municipalização pela Câmara dos Vereadores, entretanto, eles não podem aplicar multas e muitas vezes não são respeitados pelos motoristas.

“Fazemos a parte educativa, mas às vezes passamos por constrangimentos. Muita gente sabe que não podemos multar e não respeita as leis. É um fator prejudicial para nosso trabalho”, disse o guarda municipal José Jarmison Alves, 30 anos.

Como a Polícia Militar também não está fazendo autuações no município, as cenas de desrespeito às leis de trânsito se repetem. A fiscalização efetiva só acontece quando equipes do Detran vindas do Recife fazem operações na cidade, geralmente, em épocas de eventos ou festas.

“O trânsito daqui é o mais bagunçado que existe, o pessoal não respeita. A coisa só funciona quando pesa no bolso, então, tem que multar”, opinou o taxista Severino José Ferreira, 62. Na praça onde ele faz ponto de parada é possível flagrar várias irregularidades, como paradas em filas duplas e motos utilizando os passeios para pedestres como estacionamento.

Para o aposentado José Maria Cavalcante, 68, a situação só vai melhorar quando os guardas municipais começarem a multar os infratores. “O povo não respeita, então tem que multar quem está errado”, comenta.

PROJETO

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Gravatá, José Pedrosa, os agentes já passaram por treinamento e esperam apenas a aprovação do projeto para poder atuar efetivamente.

“Por enquanto o trânsito é caótico. Quando tem um acidente, por exemplo, é um problema porque não tem Detran nem o Batalhão de Trânsito para fazer as autuações”, reconhece o comandante.

Segundo ele, a expectativa é que o governo municipal envie no próximo mês o projeto de municipalização do trânsito para ser votado pela Câmara de Vereadores. De acordo com o secretário de Governo, José Eufrásio Silva, a prefeitura espera apenas que os vereadores voltem do recesso de Carnaval para encaminhar o projeto.
(Jornal do Commercio).

2 comentários: