Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Preconceito contra o Nordestino.


Após a origem no racismo puro e simples, o preconceito se disseminou e curiosamente passou a brotar de outras raízes: os migrantes começaram a ser vistos como a causa principal da pobreza nas metrópoles, quando na verdade contribuíam como mão de obra barata para o desenvolvimento destas regiões.

São Paulo, por exemplo, pode ser considerada cidade mais nordestina do país, tamanho é o contingente de moradores naturais desta região do país. Mesmo assim, o preconceito existe e não é assumido, pelo contrário, os grandes contrastes sociais presentes especialmente na capital paulista e no Rio de Janeiro são sempre apontados como reflexos da migração em massa e descontrolada, nunca como resultantes da má distribuição de renda ou falta de oportunidades, características comuns ao Brasil há séculos.

O mais curioso (e triste) de toda esta realidade: ao contrário de países envolvidos em conflitos ou guerras civis, o Brasil não tem divisão de etnias ou tribos, sendo o preconceito movido apenas por questões geográficas. Talvez por este motivo os embriões de movimentos separatistas sulistas nunca tenham ganhado mais do que algumas páginas na internet e manifestações isoladas, felizmente.

É lamentavel que no mundo informado e informatizado em que vivemos ainda existam pessoas com um pensamento tão pequeno.

o povo nordestino é um povo guerreiro como todo brasileiro, sofrido mais lutador e que não desiste nunca.

E pessoas pobres existem em todo lugar do mundo, não é exclusividade do nordeste. A sujeira do corpo pode ser lavada com agua, a da boca tratada no dentista, mais a alma nojenta como deve ser dessa pessoa , eu acho que não tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário