Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Você sabe como surgiu o Dia da Mentira?


Nesta sexta-feira comemoramos o Dia da Mentira. Mas você sabe de onde vem essa data? No século 16, na França, a chegada do Ano Novo era comemorada desde o dia 25 de março até o dia 1º de abril. Em 1564, o Rei Carlos 9º determinou que o Ano Novo seria celebrado apenas no dia 1º de janeiro, de acordo com o então adotado calendário gregoriano.

Assim, aqueles que resistiram a esta mudança tornaram-se algo das mais variadas formas de ridicularização, e passaram a ser chamados de “bobos de abril”. Em 1938, foi veiculada a mais ilustre pegadinha da história da radiodifusão. Em outubro, por iniciativa de Orson Welles, a rádio CBS transmitiu o programa “A Guerra dos Mundos”.
O que era ficção pareceu realidade, na narrativa que descrevia uma invasão alienígena. Pânico e medo se espalharam entre os ouvintes, que temiam pela segurança do planeta Terra. Na Jovem Pan, Nilton Travesso e Tuta Carvalho revelaram uma outra pegadinha no programa “Dois Diretores em Cena”: a vinda de Frank Sinatra à TV Record na década de 50.

Ainda hoje, o Dia da Mentira é marcado por pegadinhas e brincadeiras que, muitas vezes descontraídas, também desempenham o papel de crítica social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário