Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2011

SAMU Gravatá mostra experiência em simulado de atendimento às múltiplas vítimas










O SAMU Gravatá em parceria com as equipes de Bezerros e Caruaru, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Guarda Municipal e Bombeiro Civil apresentaram neste sábado (02/07) no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar um simulado de atendimento às múltiplas vítimas com a participação de figurantes que fizeram o papel dos acidentes. A ação deve-se ao encerramento de um curso de 3 meses no qual cerca de 80 profissionais da área vivenciaram situações que envolvem vítimas em grande quantidade. O simulado buscou ser bastante real apresentando uma situação de acidente automobilístico envolvendo 2 veículos de médio porte e 23 vítimas. A princípio todos os procedimentos do protocolo de padrão mundial foram realizados como o isolamento do local feito pela Polícia Militar. Em seguida o Corpo de Bombeiros entrou em ação para apagar o incêndio provocado pelo choque entre os carros. Após estes procedimentos o SAMU começou os trabalhos retirando as vítimas e realizando os atendimentos que acontecem de acordo com os sinais vitais de cada vítima.


Lonas nas cores verde, amarela e vermelha foram estendidas no chão, estas cores significam a situação de cada ferido, sendo a verde destinada para os pacientes de menor gravidade, amarela, gravidade média, e vermelha para os que se encontram em estado grave. Além da lona de cor cinza destinada para as vítimas fatais. O secretário de saúde de Gravatá Jorge Eduardo, explicou a razão do simulado, “Somos um município que é cortado por uma das BRs de maior movimento no Brasil, então, devemos estar preparados para todas as situações. Esperamos claro que nunca seja necessário esse tipo de ação, porém, se um dia acontecer a população pode ter certeza que conta com uma equipe preparada e capacitada no que faz. Esse simulado é um desfecho do curso que fizeram e tivemos a idéia de mostrar a população a excelência do atendimento do SAMU Gravatá”, afirmou o secretário.


Marco Aurélio é médico do SAMU Gravatá e coordenador geral da ação, de acordo com ele, os profissionais desempenharam de forma exemplar o trabalho, “Mediante essa simulação que aconteceu pudemos observar o empenho e profissionalismo de cada um que esteve envolvido na ação. Gravatá conta com uma equipe excelente que está se aperfeiçoando a cada dia”, concluiu o médico.

Fonte: www.prefeituradegravata.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário