Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nunca se roubou tanto, quanto no país agora?

Dúvida cruel, diante dos últimos (e penúltimos) acontecimentos:

1 - Nunca se roubou tanto no país quanto agora?

2 - Nunca se investigou tanto no país quanto agora e por isso aparecem mais malfeitos?

3 - Perdeu-se de vez a vergonha e tudo se faz às claras?

Resposta correta: as três, mas principalmente as duas últimas. Hoje, as investigações não são feitas apenas pela Polícia, mas também por particulares, munidos de equipamentos de uso geral e baixo custo. E, como se perdeu a vergonha, tudo fica muito exposto. O gatuno expõe seus pedidos como se estivesse fazendo propostas comerciais absolutamente legítimas. E, claro, há o item 1: muita gente, vendo como é fácil botar a mão em dinheiro público, resolveu pegar sua parte.

O mais impressionante, entretanto, é a banalização do absurdo. No momento em que o país precisa economizar, aparecem figurões que já ganham bem e pedem equiparações, aumentos, vantagens. E ainda furam a fila: há gente que espera anos para receber precatórios alimentares que deveriam ser pagos rapidamente, mas para as Excelências o dinheiro aparece na hora - um desembargador, por exemplo, recebeu adiantado porque teve problemas no apartamento.

Ilegal? Não, não é ilegal - mas é frustrante ver que não há dinheiro para reajuste aos aposentados, embora haja para auxílio-moradia a autoridades que vivem na cidade onde trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário