Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

IDEPE: Pernambuco tem muito o que melhorar


As matérias publicadas nos jornais com dados da Secretaria de Educação, relativas ao IDEPE de 2011, carregam sutilezas importantes que um dasavisado poderá não perceber. Compara o resultado de determinada escola de determinada escola em Pernambuco com o IDEB (instrumento de avaliação nacional) de alguns Estados.

Dessa forma, a Secretaria de Educação faz comparações entre escolas que têm remuneração e condições de trabalho diferenciadas. Por exemplo, está embutido a comparação entre uma escola de referência no Centro do Recife e uma escola do campo em algum município de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.


Por outro lado, o resultado do IDEPE demonstrou que as críticas dos trabalhadores em educação quanto à política salarial, de gestão pedagógica estão corretas. Um numero considerável de escolas, não atingiu as metas estabelecidas, fato não divulgado pela Secretaria.


Para superar consistentemente a situação é necessário maior investimento. A educação pública de Pernambuco não será transformada com parcos salários, péssimas condições de trabalho, sem gestão democrática e com pressão no lugar do diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário