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sexta-feira, 10 de junho de 2011

Saber administrar conflitos no ambiente de trabalho.


A administração de conflitos no trabalho tem uma característica muito interessante: não é ensinada na escola. No entanto, esta é capaz de ser uma habilidade básica para a sobrevivência profissional e tem que ser amplamente praticada. os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a pressôes, ou expectativas elevadas ou inconscientes ou ainda quando há um choque de personalidades. Para pôr fim a conflitos é necessário ter uma forte capacidade de negociar, de discutir a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos. É bom ter eventualmente algum tipo de conflito, pois propiciam também inovação, melhoria, vantagem competitiva e o debate de idéias. Assim, eliminar por completo os conflitos não deve ser o objetivo do administrador. deveria fazer parte do currículo de qualquer profissional saber lidar com conflitos. Todo profissional deve desenvolver a sua capacidade de entender a natureza dos conflitos e rapidamente estabelecer uma estratégia de solução, de maneira a que não fiquem resentimentos, nenhuma sensação de derrota e muito menos um péssimo ambiente de trabalho.O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitivas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo. Inúmeros fatores podem influenciar o surgimento do conflito, não ficando restrito as questões relacionadas ao trabalho ou à estrutura organizacional. Os mais comuns são as diferenças individuais, os diversos níveis de competência interpessoal, as diferentes visões de mundo, entre outros.

4 comentários:

  1. Meu amigo, isto é muito familiar.
    É uma pena que pessoas desiquilibradas emocionalmente, conseguem ter cargos de chefia ou outros cargos superiores.

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  2. valeu, era o que eu estava procurando.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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