Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Para que serve a Guarda Municipal?


A Guarda Municipal ou Guarda Civil Municipal é a denominação utilizada no Brasil para designar a instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios.

Para fazer o patrulhamento em caráter preventivo, orientando a população, atuando como gestor de conflitos e no atendimento de crimes de menor potencial ofensivo.

Para auxiliar o poder público municipal na preparação de planos nos três níveis, (estratégico, tático e operacional), com o objetivo de cuidar da segurança no município.

Para realizar atividades específicas como o controle do trânsito, a ronda escolar, ou a guarda de áreas de reserva ambiental ou de locais considerados como patrimônio histórico ou cultural.

Atuar em campanhas sociais e de preservação de valores institucionais (resgate da cidadania, uso indevido de drogas, incentivo a preservação do meio ambiente, etc.)

As Guardas Municipais apresentam-se como uma alternativa à segurança pública no Brasil. Em outros países – a exemplo dos Países Baixos, Espanha, Bélgica, Portugal, Itália e França, bem como nos Estados Unidos e no Reino Unido – as administrações municipais possuem forças policiais locais que atuam na segurança dos cidadãos e de seu patrimônio.

Um comentário:

  1. A guarda municipal só foi criada com a intenção de arrecadar mais para o municipio, através de multas indevidas e abuso de poder. Já existe a policia militar e a policia civil e a policia federal e a policia rodoviaria e a policia ambiental e outras tantas...
    CABIDE DE EMPREGO! PAIS DE FAZ-DE-CONTA!
    Pra quem precisar de ajuda de um guarda, meu conselho é nunca procure um guarda municipal, pois ele não irá ajudar em nada, no máximo irá responder que não é da alçada dele...

    ResponderExcluir