Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Diferenças Individuais e a Sociedade Onde Vivemos -

Vivemos num mundo cheio de “Diferenças”e “Diferentes”. As pessoas são diferentes entre si, existem diferenças sociais, de raça, cultura,religião, hábitos e costumes.
No aspecto jurídico, a própria “Constituição Brasileira”(1988) garante a todos o direito de aceitação sem discriminação ou preconceito perante a sociedade.
Artigo 3º, inciso IV – “promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, ida de e qualquer outra forma de discriminação. Artigo 5º – direito a igualdade.
O grande problema da sociedade em que vivemos é aceitar o que é real Aceitar a “DIVERSIDADE”. Aceitar o que é “DIFERENTE”dos padrões já estabelecidos muitas vezes pela sociedade.
Para viver na sociedade é necessário aceitar as diferenças e “respeitar” opiniões.É reconhecer que podemos errar e corrigir, e que nem sempre atendemos as expectativas dos outros.
É necessária aceitação própria para aceitar o outro. As diferenças individuais elas contribuem para o desempenho do trabalho coletivo.
Na vida social , o indivíduo precisa estabelecer boas relações entre si, tanto afetivas e de cooperação sempre respeitando as diferenças. A inclusão do indivíduo hoje é fundamental.
As diferenças individuais não podem ser vista como uma barreira. Podemos aproveitar as habilidades de cada um, para um bom desempenho,seja no trabalho, na escola ou qualquer espaço social.
A sociedade atual está mais aberta para “as diferenças”e a “diversidade”,porém ainda gera muitas discussões e questionamentos.
Mas, houve tempos mais difíceis. Como é o caso dos “Portadores de necessidades especiais” que na atualidade tem uma receptividade mais aberta na sociedade
Precisamos mesmo é respeitar essa “diversidade”porque todos somos diferentes em muitos aspectos. E a sociedade que vivemos é formada por diferenças.
Aprender a conviver com as “DIFERENÇAS”

Um comentário: