Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2011

Ex-BBB e Romário entre os melhores



CONGRESSO Entre os cinco melhores deputados pelo Congresso em Foco, Jean Wyllys e o ex-jogador Romário são destaques. A eleição foi feita por jornalistas e internautas



Dois estreantes na Câmara Federal estão entre os cinco deputados mais bem avaliados na lista do site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br). Anualmente, o site premia os parlamentares mais atuantes, com base na indicação de jornalistas e na escolha dos internautas. Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Romário (PSB-RJ) são, respectivamente, o primeiro e o quinto da listagem composta por 25 dos 513 parlamentares da Casa. Entre os indicados, nomes como Miro Teixeira (PDT-RJ), que está na décima legislatura, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), no sexto mandato. O resultado final sai no dia 7 de novembro.

Com uma campanha modesta, o então estreante nas urnas Jean Wyllys conseguiu 13.018 votos na eleição de 2010. Contudo, precisou do cabedal eleitoral do já tarimbado Chico Alencar (PSOL-RJ, 240.724 votos) para garantir vaga na Câmara Federal. Se naquela época desconfiava-se que a chegada dele no Congresso estava diretamente relacionada à sua participação no Big Brother Brasil (BBB) – de onde saiu vencedor –, agora o quadro é bem diverso. Hoje, Jean integra o topo da lista em duas categorias: o melhor deputado e parlamentar de futuro (menos de 45 anos).

A atuação parlamentar de Jean não tem sido discreta. Seus pronunciamentos na Câmara frequentemente invadem os noticiários e uma extensa quantidade de projetos de lei carregam o seu nome. Os discursos podem até fazer jus à comparação com Harvey Milk – primeiro ativista homossexual assumido a ser eleito para um cargo público na Califórnia e tema do filme Milk: A voz da igualdade (2008) –, mas em suas proposições o foco tem sido outro: a educação. “Meu mandado é em defesa dos direitos humanos”, explica.

O ex-jogador Romário também levantou polêmica na eleição de 2010. No hall das celebridades eleitas, ele foi apontado como mais um “erro do eleitorado”, já que não possuía qualquer initimidade com o jogo político. Contudo, o craque parece estar repetindo a atuação que teve nos campos no plenário. Tem se destacado na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Também foi autor da convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, à Câmara para explicar as denúncias de cobrança de propina e o aumento do custo na construção e reforma dos estádios para a Copa de 2014.

No seu segundo mandato, Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) é a terceira na lista. Ela foi premiada no ano passado e sua boa avaliação está credenciando o seu nome na eleição de 2012, para a Prefeitura de Porto Alegre, com grandes chances de vitória. “Temos conversado com partidos aliados do governo Tarso Genro (PT-RS) para levarmos a mesma aliança que o elegeu em primeiro turno na eleição de Porto Alegre. Separados, em 2008, perdemos. Juntos, em 2010, vencemos”, contou.

No plenário da Câmara, Manuela D’Ávila tem apostado nos interesses dos jovens do País, tendo sido relatora da Lei do Estágio.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário