Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tem Vereador só atrapalha!

Que papel deve ser desempenhado pelos vereadores? Assim reza a Constituição Federal: Art. 31 “– A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei”. Neste dispositivo constitucional encontra-se sinteticamente a atividade crucial a ser exercida pelos vereadores, qual seja, a de fiscalizarem as ações e os gastos do chefe do Poder Executivo Municipal, ou seja, do prefeito. E como é que isso ocorre na prática? Eles fiscalizam?
Pelo que se vivencia no cotidiano da política brasileira, frente ao mar de lama que enxovalha as atividades dos nossos políticos e/ou politiqueiros que predominam no Poder Legislativo de todas as esferas de governo, conclui-se tratar de um Poder corrompido, maculado, emporcalhado e totalmente desacreditado pela população.
E muito poderia se falar do Poder Legislativo como componente estrutural e organizacional do Estado. Porém, voltando-se para o momento atual que atravessamos onde o que se encontra em voga é a questão do aumento do número de vereadores nas Câmaras dos municípios, aliás, essa é uma questão que vem incomodando e causando inquietação na população por ser algo que, além de desnecessário, só causará oneração (prejuízo) aos cofres públicos.
A verdade é que a maioria das Câmaras de vereadores pelo Brasil afora têm sido um entrave no desenvolvimento das cidades. Elas funcionam como uma espécie de fábrica de corruptos. É na Câmara de vereadores que os políticos aprendem o beabá da corrupção.

É só observar os grandes corruptos deste país que hoje ocupam cargos mais graduados na política (de deputados, senadores e governadores), que a maioria começou sua profissionalização na política como vereador. Normalmente, o sujeito é eleito vereador e de imediato já coloca o mandato que lhe foi outorgado pelos eleitores sobre o balcão da barganha, e despudorosamente passa a costurar seus acordos espúrios visando galgar postos mais elevados na política.

Eleitores, fique de olho no seu Vereador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário