Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pernambuco terá R$ 23,7 milhões para novas Unidades Básicas de Saúde


Secretaria de Saúde de Gravatá enviou dados para facilitar diagnóstico do município que poderá receber ampliação e reforma das unidades.

O Ministério da Saúde vai destinar, até o fim de 2011 R$ 23, 7 milhões para o estado de Pernambuco construir 106 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida intensifica as ações para consolidar o novo modelo de atenção básica em saúde no Brasil. As unidades serão construídas seguindo novos parâmetros arquitetônicos (quantidade de salas e espaço físico) e de atendimento (acolhimento e classificação de risco). O ministério já liberou a primeira parcela para a construção de 1.219 UBS, em todos os estados, incluídas no Programa Brasil sem Miséria.

A estratégia de fortalecimento da atenção básica inclui, também, a reforma e a ampliação das 36,8 mil unidades em funcionamento atualmente no país. Essas UBS vão passar por uma padronização da infraestrutura, de acordo com critérios para garantir a humanização do atendimento. Até o fim do ano, o Ministério da Saúde finalizará um diagnóstico preciso das necessidades de cada UBS no Brasil, para definir o volume de recursos necessários para os municípios realizarem as obras.

Gravatá – A secretaria de Saúde encaminhou documentação ao Ministério solicitando a inclusão do município na ampliação e reforma das unidades. Segundo Jorge Eduardo Neves, secretário municipal de Saúde, foram enviados dados como atendimentos, estrutura das unidades de saúde, localização entre outros para facilitar o diagnóstico do Ministério.

Um comentário: