Total de visualizações de página
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Pessoas vingativas não prosperam e são menos felizes
“Olho por olho e todo o mundo ficará cego.” Essa frase atribuída a Ghandi esqueceu de adicionar que dente por dente deixaria também todo mundo banguela. Cientistas agora adicionam que o código de Hamurabi também torna as pessoas menos felizes e prósperas. É o que um estudo recente afirma.
Pesquisadores concluíram que, quem aplica a filosofia “olho por olho, dente por dente” em sua vida, tem mais chances de ficar desempregado, ter menos amigos e, consequentemente, ser menos feliz. Já quem não leva as coisas tão a sério, na maioria dos casos, tem um salário maior, mais amigos e curte mais as coisas boas da vida.
O estudo sugere que as pessoas que aplicam a máxima “trate os outros como deseja ser tratado”, são mais felizes do que aqueles que usam o lema do Antigo Testamento, atribuído a Hamurabi, imperador da Babilônia, “olho por olho, dente por dente”.
Um grupo de pesquisadores analisou as entrevistas de mais de 20 mil pessoas para descobrir no que essa “reciprocidade negativa” afeta a vida profissional das pessoas.
A maioria dos entrevistados admitiu que se vinga das pessoas que fazem algo ruim da mesma maneira, para que o inimigo se sinta da mesma forma que eles. Boa parte também incluiu que, quando alguém lhe faz um favor, eles procuram retribuir da mesma maneira.
Então os cientistas os dividiram em duas categorias, os que retribuíam favores e os que se vingavam.
Aqueles movidos por vingança, normalmente, tinham menos amigos e mostravam insatisfação com a vida de forma mais freqüente.
“Já os movidos por sentimentos positivos, como têm mais incentivo, também se mostram mais felizes, ganhando mais dinheiro e tendo mais amigos” explica Thomas Dohmen, professor da Universidade Maastricht, um dos pesquisadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não devemos se vingar de ninguém, que em um futuro breve a verdade surgirá. E o tempo levará as punições aos devidos culpados.
ResponderExcluir