Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rebeldes dizem controlar 95% da capital da Líbia; paradeiro de Gaddafi é desconhecido


Os rebeldes líbios já controlam 95% de Trípoli (capital da Líbia), segundo o representante do CNT (Conselho Nacional Transitório) no Reino Unido, Mahmoud Nacua. O presidente do conselho, Mustafa Abdel Jalil, disse, por sua vez, que os rebeldes só assumirão o poder de vez quando o esboço de uma nova constituição para o país tiver sido elaborado. O paradeiro de Gaddafi é desconhecido.

alil disse hoje, em uma entrevista coletiva, que os rebeldes ainda não tem o controle total da capital e das áreas próximas. Nacua afirmou que, apesar de ser necessário uma constituição nova antes que o novo governo seja instalado, a sede do CNT deve mudar de Benghazi (leste do país) para Trípoli em breve.

Ele destacou que ainda há focos de luta por parte dos partidários de Gaddafi na capital, e que a resistência das forças leais ao ditador pode durar mais alguns dias. Ele afirmou ainda que não há novidades sobre o paradeiro de Gaddafi, mas que ele continua na Líbia.

- Não vamos deixar uma só pedra sem levantar até encontrá-lo, detê-lo e levá-lo até um tribunal.

Jalil afirmou esperar que Gaddafi “seja capturado com vida para que um julgamento justo possa ser realizado”.

- Não tenho ideia de como ele vai se defender desses crimes.

Rebeldes chegam a Trípoli

Os rebeldes encontraram pouca resistência à medida que avançavam pela cidade no sábado (20) e no domingo (21). Em pouco tempo, tomaram o controle das regiões leste, sul e oeste da capital. O confronto em diversas áreas da cidade deixou centenas de mortos.

Diversos bairros da cidade ainda registravam confrontos armados. O presidente do CNT afirmou que os partidários devem agir dentro da lei e manifestou preocupação quanto a ocorrências de atos como saques e outros crimes em nome das forças de resistência a Gaddafi.

Fonte:R7

Um comentário:

  1. Ninguém aguenta mais opressão, e das pessoas que se aproveitam disto. Ainda bem que tudo está mudando.

    ResponderExcluir