
A
proposição da jovem senadora por Pernambuco em 2011 visa alterar a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de
1996 incluindo a disciplina “Princípios da Pedagogia” na grade
curricular do Ensino Médio.
A
proposta da estudante já está na Comissão de Educação, Cultura e
Esporte e tramita como Projeto de Lei do Senado nº 261/2012 através do
senador Walter Pinheiro (PT/BA) que recebeu a matéria para apreciação e
elaboração de parecer.
Quem
desejar acompanhar a tramitação do projeto de lei pode fazer isso
através do Portal de Atividade Legislativa, localizado no endereço www.senado.gov.br/atividade.
Além do projeto de Lei da estudante Samila, também é possível
acompanhar outros projetos de lei sugeridos pelos demais senadores
jovens.
O
Jovem Senador é um Concurso de Redação promovido do Senado Federal e é
voltado para alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do
ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.
Como
critério de participação é necessário ter de 16 a 19 anos e escrever
uma redação com um tema proposto pelo Projeto. Os finalistas de cada
estado e do Distrito Federal representarão a sua unidade da Federação
em Brasília no Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o
processo de criação das leis no nosso País.
Diante de fato tão importante a estudante Samira Lais primeira senadora jovem de Pernambuco relata “A
minha escola ficou muito feliz com a notícia. Colegas, professores e
coordenadores acompanharam meu dia-a-dia no Congresso Nacional pela TV
Senado. Já minha família espalhou a conquista pelos quatro cantos do
mundo. Tive grande apoio dos meus avós, da minha irmã e da minha mãe
que, inclusive, esteve comigo em Brasília”.
A
participação em programas como o Parlamento Jovem e Senador Jovem é
algo muito apreciado pelos estudantes das Escolas de Tempo Integral,
pois são estimulados a entenderem o seu papel social por meio do
desenvolvimento do seu Projeto de Vida trabalhado ainda na escola que
aborda diversos temas da vida em sociedade e que lhes permite uma visão
mais crítica e política tornando-os importantes agentes de
transformação social em suas comunidades.
FONTE: icebrasil
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