Depois
de serem notícia na Assembleia Legislativa de Pernambuco os estudantes
da Escola em Tempo Integral agora também se destacam no Senado
brasileiro tendo projetos de lei aprovadas em Comissões. No último dia
12 de julho a estudante Samira Laís Paulino da Silva da Escola de
Referencia em Ensino Médio de Bezerros teve seu projeto aprovado na
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado
Federal (CDH).
A
proposição da jovem senadora por Pernambuco em 2011 visa alterar a Lei
de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394, de 20 de dezembro de
1996 incluindo a disciplina “Princípios da Pedagogia” na grade
curricular do Ensino Médio.
A
proposta da estudante já está na Comissão de Educação, Cultura e
Esporte e tramita como Projeto de Lei do Senado nº 261/2012 através do
senador Walter Pinheiro (PT/BA) que recebeu a matéria para apreciação e
elaboração de parecer.
Quem
desejar acompanhar a tramitação do projeto de lei pode fazer isso
através do Portal de Atividade Legislativa, localizado no endereço www.senado.gov.br/atividade.
Além do projeto de Lei da estudante Samila, também é possível
acompanhar outros projetos de lei sugeridos pelos demais senadores
jovens.
O
Jovem Senador é um Concurso de Redação promovido do Senado Federal e é
voltado para alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do
ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.
Como
critério de participação é necessário ter de 16 a 19 anos e escrever
uma redação com um tema proposto pelo Projeto. Os finalistas de cada
estado e do Distrito Federal representarão a sua unidade da Federação
em Brasília no Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o
processo de criação das leis no nosso País.
Diante de fato tão importante a estudante Samira Lais primeira senadora jovem de Pernambuco relata “A
minha escola ficou muito feliz com a notícia. Colegas, professores e
coordenadores acompanharam meu dia-a-dia no Congresso Nacional pela TV
Senado. Já minha família espalhou a conquista pelos quatro cantos do
mundo. Tive grande apoio dos meus avós, da minha irmã e da minha mãe
que, inclusive, esteve comigo em Brasília”.
A
participação em programas como o Parlamento Jovem e Senador Jovem é
algo muito apreciado pelos estudantes das Escolas de Tempo Integral,
pois são estimulados a entenderem o seu papel social por meio do
desenvolvimento do seu Projeto de Vida trabalhado ainda na escola que
aborda diversos temas da vida em sociedade e que lhes permite uma visão
mais crítica e política tornando-os importantes agentes de
transformação social em suas comunidades.
FONTE: icebrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário