Total de visualizações de página

domingo, 12 de agosto de 2012

Gravatá pode ser sub-sede da Copa do Mundo

Pernambuco ainda está na briga para servir de Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa de 2014, aqui no Brasil. O Estado ficou fora do primeiro catálogo de bases de concentração para as seleções estrangeiras divulgado pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL), mas, de acordo com os representantes da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE), existem cidades pernambucanas que entrarão no páreo para abrigar um dos CTS durante o Mundial. O motivo para animação da SECOPA-PE é que a entidade máxima do futebol ainda divulgará mais dois catálogos, que serão expostos no primeiro e no segundo semestre do próximo ano.
Na primeira lista da FIFA, 54 locais das cinco regiões do Brasil foram escolhidos como pré-candidatos a receberem as seleções. A distribuição aconteceu com quatro sedes na região Norte, três no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 14 no Sul. Da região Nordeste, três estabelecimentos foram contemplados, sendo dois resorts na Bahia e um em Alagoas. De acordo com dados do COL, até o momento foram recebidas 279 inscrições, das quais 244 foram inspecionadas.
No caso de Pernambuco, segundo a SECOPA-PE, quatro centros se candidataram para disputar uma vaga entre os CTS. Gravatá, Ipojuca, Petrolina e Olinda/Paulista saíram na frente, mas a ideia é estimular também outras cidades a concorrerem.

Cidade de Ipojuca tem um dos litorais mais belos do Brasil (Foto: Divulgação/ Secretária de Turismo de Pernambuco) 
                                Cidade de Ipojuca tem um dos litorais mais belos do Brasil

- Iremos avaliar as pendências das cidades inscritas para o primeiro catálogo. Após a divulgação da primeira lista, fizemos uma reunião interna e decidimos reforçar o trabalho de articulação do Governo do Estado junto à iniciativa privada e às prefeituras dos municípios para atender aos requisitos exigidos - explicou o Secretário Executivo de Relações Institucuionais da SECOPA-PE, Gilberto Pimentel.
De acordo com o secretário, o objetivo da iniciativa é despertar o interesse tanto dos municípios quanto do setor privado para receber um CTS. Segundo Pimentel, a chegada de um centro de base para seleções durante o Mundial atrairá visibilidade aos locais escolhidos.
- Pretendemos que esse trabalho de sensibilização desperte um interesse dos empresários e gestores para a importância de Pernambuco abrigar um CTS. Afinal, é uma vitrine para o mundo durante mais de um mês, já que as seleções chegam antes para se hospedar e treinar, atraindo profissionais da imprensa e torcedores - finalizou.
Saiba mais sobre Centro de Treinamentos de Seleções
De acordo com o Comitê Organizador Loca (COL), os Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) servirão como base para as seleções estrangeiras durante a Copa de 2014. Basicamente são estruturados por campos de treinamento e um hotel e precisam atender a requisitos, entre eles a distância para o aeroporto da cidade.
É importante destacar que uma cidade ou estado pode ter mais de um CTS. Os critérios levados em consideração, que juntam mais de cem detalhes, correspondem às qualidades técnicas dos locais candidatos. Além das análises estruturais, entram em pauta as garantias financeiras de que os projetos dos possíveis CTS estarão prontos a tempo para o Mundial brasileiro.

Um comentário:

  1. bem seriá bom gravatá ser escolhida mais
    do jeito que tá não da. vai passar vergonha

    ResponderExcluir