Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

DE ONDE VEM TANTO DINHEIRO PARA PROPAGANDA ELEITORAL?

 
Você já parou para pensar de onde surge tanto dinheiro para custear as campanhas eleitorais? Como alguns candidatos conseguem espalhar placas pela cidade inteira, contratar cabos eleitorais, abrir comitês, comprar bandeiras e adesivar dezenas de carros?

Se pensou que o recurso é do próprio partido, errou. A menor parte vem de lá.
Normalmente os partidos arcam com as despesas de candidatos nas grandes capitais. Uma pequena parcela é destinada para as pequenas cidades. Como então explicar os milhares de reais investidos numa cidade pequena como a nossa? 

Como explicar que os candidatos a vereadores na cidade, conseguem espalhar centenas de placa em parte do território de Gravatá?
Eles são bonzinhos e arcam com milhares de reais dinheiro do próprio bolso?  


Não somos bobos para acreditar nisso. Um dos  esquemas é o do mensalão, repetido nas cidades pequenas. É aquele no qual empresas vencem licitação e tem de devolver uma taxa para o contratante do poder público. Esse valor serve para abastecer o caixa 2 das eleições e enriquecer o político. Outro esquema é a empresa realizar doação a determinados candidatos mas com a certeza de que irá vencer futuras licitações para reaver o valor investido. Outro esquema são as notas fiscais frias, que indicam determinado valor, mas apenas parte é repassado para as empresas.

Ou seja, basicamente, parte dessas milionárias campanhas são pagas com recursos públicos, dinheiro de nossos impostos. É claro que há muita campanha, empresas e políticos honestos e não devemos impedir que haja propaganda eleitoral. É por meio desse processo que identificamos quem honestamente poderá nos representar.

Uma boa alternativa para identificar esses bandidos é comparar o que eles informam nas prestação de contas para a Justiça Eleitoral e o que realmente vemos nas ruas. Se houver uma discrepância grande, certamente tem esquema envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário