Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Futuro das criança

 Dia das Crianças

No Brasil, todo ano, no mês de outubro, a criança é o foco de atenção de todos, com a comemoração do "Dia da Criança". E é para os adultos, uma época de reflexão sobre o futuro das crianças de hoje. A criança de hoje, já dizia uma poesia, é a esperança do futuro. Quando as crianças se tornarem adultas, certamente dirigirão o mundo daquela época, pois uma grande parte dos adultos de hoje já terá partido deste mundo, deixando o comando aos novos adultos. O mundo de amanhã pertence às crianças de hoje. Mas que tipo de adultos elas serão e que futuro terão?
      É de importância vital a responsabilidade dos adultos para que as crianças possam desenvolver-se como seres humanos mais saudáveis e felizes, desenvolvendo as suas potencialidades e aprendendo a conviver de modo sadio e equilibrado com as outras pessoas. No futuro, as crianças de hoje serão adultos melhores, se os adultos, em especial os pais e os educadores, fizerem desabrochar nas crianças as melhores características como seres humanos, características positivas como por exemplo: alegria, altruísmo, autenticidade, bondade, caridade, coerência, compreensão, confiança, consideração, constância, cooperação, cordialidade, desprendimento, disciplina, eficiência, empatia, entusiasmo, equilíbrio, espontaneidade, firmeza, fortaleza moral, generosidade, honestidade, humildade, idealismo, independência, integridade, intimidade, lealdade, liberdade, moderação, motivação, naturalidade, otimismo, paciência, perseverança, respeito aos limites e regras, responsabilidade, sabedoria, sensibilidade, simpatia, sinceridade, simplicidade, tolerância, etc.

      Os adultos de hoje têm em suas mãos o futuro das crianças, e poderá haver um futuro melhor para esses seres humanos, dependendo das ações dos adultos de hoje. É como dizia Salomão: "Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele"(Prov. 22:6). Mas como os pais podem ajudar as crianças de hoje a serem adultos mais equilibrados e felizes no futuro? Tendo atitudes adequadas que contribuam para um sadio desenvolvimento dessas crianças. Desenvolvendo nelas uma auto-imagem positiva em relação ao que cada uma pensa de si mesma e como se relaciona com os outros. Isso é importante porque afetará o comportamento delas durante toda a sua vida, contribuindo para que obtenham bons e melhores ou maus e medíocres resultados, em todas as suas ações e em seus relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário