Total de visualizações de página

sábado, 13 de outubro de 2012

Respeito a coisa pública



“Público quer dizer relativo ou pertencente a um povo - ou do povo. Serve para uso de todos”. Bens públicos são aqueles de uso comum do povo tais como: estradas, ruas, praças, rios, mares etc. Existem também aqueles de uso especial, tais como: edifícios e terrenos destinados a serviços ou estabelecimento da administração federal, estadual ou municipal.
A relação entre Política e Coisa Pública (bem público) é clara e evidente, uma vez que cabe à política traçar diretrizes que visem atingir o BEM COMUM. Ao poder público cabe gerir a coisa pública com zelo e moralidade. Ao povo cabe respeitar e zelar pelos bens públicos, uma vez que esses bens servem à todos.
Baseando-me nestes conceitos pergunto: Por que os bens públicos são tão desrespeitados em nossa cidade? É com grande tristeza que venho percebendo esse desrespeito há muitos anos, temos como exemplo, as várias lixeiras e bancos de praças destruídas, entulhos em ruas e lotes vagos, animais pelas ruas.



Proposta: Que tal se todos os segmentos da nossa sociedade se engajassem numa campanha permanente de resgate da nossa cidadania procurando frisar a necessidade de se respeitar e proteger o bem público, promovendo o bem comum?
O poder público poderia liderar esse processo promovendo campanhas nas escolas municipais e incentivando também as escolas estaduais, através de palestras , teatro e cursos que foquem a questão do bem público.
A Câmara poderia incentivar o aparecimento de novas lideranças políticas através da instalação de pequenas câmaras nas escolas, onde os alunos pudessem aprender como funciona, qual a função e a importância do sistema legislativo municipal. Além disso, crianças e adolescentes aprenderiam a exercer sua cidadania e a respeitar os bem públicos.
Incentivar a participação popular nos Conselhos Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho de Direito da criança e do adolescente, associações de bairros e tantos outros. Estes conselhos e associações podem funcionar como mecanismos de controle social e a população poderá acompanhar de perto a administração pública.
Em suma, sem boas lideranças políticas e sem participação popular, dificilmente conseguiremos um progresso que assegurará a preservação dos bens públicos municipais. Encerro esse artigo através de uma citação de Martin Luther King - líder negro e prêmio Nobel da paz: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Acredito que as pessoas de bem são maioria, pena que sempre ficam em silêncio deixando que as “outras” ocupem espaços que deveriam ser delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário